A nossa saúde mental importa!

Redator com Futuro
16 março 2022

Poucos reconhecemos a importância de ter uma boa saúde mental. Ter saúde mental é sinónimo de confiança em nós próprios e de sermos capazes de olhar para o futuro de forma positiva. Na atualidade, muitos estudantes sentem-se incapazes de lidar com os obstáculos que encontram ao longo do seu percurso escolar e podem ser afetados por problemas de saúde mental, quer seja de maior ou menor gravidade.

 

Muitos de nós não estamos preparados para as tarefas realizadas no dia a dia e colocamo-nos em risco. Hoje responder a essas necessidades tornou-se inevitável no percurso académico, embora existam muitas fragilidades no que diz respeito a ajuda profissional. O nosso percurso académico tem efeitos cognitivos, emocionais e relacionais. Existe ainda uma enorme dificuldade nas escolas, universidades em estabelecer prioridades em torno do bem-estar dos seus alunos. Manter uma boa saúde mental é uma das nossas maiores responsabilidades; para tal é necessário interagir mais com os outros, sejam amigos ou familiares, diversificar os nossos interesses, ser uma pessoa ativa fisicamente e intelectualmente e em casos mais graves consultar um profissional.

 

Uma cadeira introdutória na universidade sobre como ser mais responsável e tomar decisões, por exemplo, seria uma ótima ajuda para (principalmente) quem vive longe de casa. Ter uma educação positiva no começo do percurso escolar, aulas de psicologia que ensinem os mais novatos a assumir os seus próprios níveis de felicidade e estratégias para combater os problemas. Incentivar o voluntariado é uma de outras medidas que deveria ser tomada. E por fim, mais concretamente no fim do percurso académico, ter apoio profissional para garantir que futuramente os recém-licenciados estejam aptos para a resolução de problemas, trabalho de equipa e a ansiedade sobre o futuro emprego.