A importância de sair da zona de conforto

Redatora com Futuro
9 maio 2019

Todos nós já ouvimos a mítica frase “tens de sair da tua zona de conforto” e, para a maioria, a resposta imediata é revirar os olhos e pensar que aquilo não passa da frase clichê que dá boas descrições no Instagram.

Mas a verdade é que sair da nossa zona de conforto pode ser algo simples, não tem de ser algo que nos deixe desconfortável. Somos seres de hábitos e o conforto das rotinas é algo de muito querido aos seres humanos, no entanto dar aquele passo extra e sair do habitual é uma excelente forma de seres criativo com as tarefas do dia-a-dia e de cresceres enquanto pessoa.

Eu sei… Existem as borboletas na barriga e o “friozinho” no estômago quando não seguimos os passos habituais, mas já pensaste no superpoder que pode ser transformar as borboletas e a brisa no “boost” extra para seres a melhor versão de ti mesmo?

Daqui podem derivar oportunidades ótimas de maior satisfação pessoal; melhoria da qualidade de vida; superação de obstáculos e desenvolvimento de capacidades. Até podes descobrir forças que não sabias que tinhas!

Acredita: quando se começa com estes desafios constantes aquilo que somos e que fazemos, não conseguimos parar e vais dar por ti a procurar novas aventuras e desafios para conheceres o máximo do mundo e de ti próprio.

Fica então uma lista de sugestões de pequenos passos que podem ser uma entrada neste mundo fora da zona de conforto:

  • Fazer algo que nunca tenhas feito, por exemplo, viajar sozinho; provar um tipo de comida diferente; ir para casa por outro caminho - põe a tua imaginação à prova;
  • Ser mais comunicativo das tuas ideias e sugestões - falar em público pode parecer assustador, mas a tua opinião merece ser ouvida, não tenhas medo de a partilhar com os outros;
  • Descarregar uma nova playlist ou procurar um artista que nunca tenhas ouvido;
  • Tentar cozinhar algo que nunca tenhas feito antes;
  • Viajar, seja para outra cidade, para outro país ou até conhecer um novo sítio para estares a estudar;
  • Conversar com aquela pessoa que vês todos os dias (ou quase todos), mas com quem nunca conversaste, seja a senhora que apanha o mesmo autocarro que tu todas as manhãs ou o segurança da faculdade

Dá a ti mesmo a oportunidade de te superares e de te tornares numa melhor versão de ti mesmo.