O FUTURO DA SAÚDE NAS TUAS MÃOS. JUNTA-TE À ESSCVP-LISBOA!

Com quase 75 anos de história, a Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa - Lisboa (ESSCVP - Lisboa) é uma escola de ensino superior politécnico, com um prestígio consolidado na área da saúde. Pertencendo à Cruz Vermelha Portuguesa, rege-se pelos seus princípios fundamentais, promovendo o voluntariado, a participação na comunidade e a proximidade entre a comunidade académica como caminhos para o sucesso.

Reconhecida pela sua alta taxa de empregabilidade e pela formação de profissionais de saúde de excelência, atualmente a Escola oferece seis cursos de Licenciatura - Cardiopneumologia, Enfermagem, Fisioterapia, Imagem Médica e Radioterapia, Osteopatia e Podologia – que te apresentamos brevemente:

CARDIOPNEUMOLOGIA

A Licenciatura em Cardiopneumologia abrange várias vertentes integradas no estudo funcional, no diagnóstico e terapêutica no âmbito da cardiologia, pneumologia, sistema cerebrovascular e cirurgia cardíaca. A ESSCVP-Lisboa oferece atualmente a única licenciatura em Cardiopneumologia do país, na qual os estudantes podem contar com um total de 1020 horas de estágio em ambiente hospitalar. Trata-se de uma aposta numa área muito especifica com grande empregabilidade e saídas profissionais muito diversas.

 

ENFERMAGEM

A Licenciatura em Enfermagem da ESSCVP-Lisboa forma os estudantes para a prestação e gestão de cuidados de enfermagem de excelência à pessoa ao longo do ciclo vital, à família, grupos e comunidade. Os estudantes da ESSCVP podem contar com um centro de simulação e modelos de alta-fidelidade que os preparam da melhor forma para a realidade hospitalar. Um curso com 50% teoria e 50% prática e estágios incluídos a partir do 1.º ano da Licenciatura.

 

FISIOTERAPIA

A Licenciatura em Fisioterapia pretende formar profissionais que intervêm no sentido de desenvolver, manter e restaurar o máximo movimento e capacidade funcional dos indivíduos ao longo da sua vida. Para além dos mais de 30 locais de parceria para estágio, outra forte componente do curso consiste no trabalho feito com a comunidade, através da intervenção e relação com as populações envolventes, uma prática regular dos alunos e docentes do curso de Fisioterapia.

 

IMAGEM MÉDICA E RADIOTERAPIA

Este curso visa a formação de técnicos nas áreas da Radiologia, Radioterapia e Medicina Nuclear. A ESSCVP-Lisboa dispõe de laboratórios com equipamento de imagem médica e de radioterapia topo de gama para simulação na escola bem como equipamento de processamento de imagem de última geração. Um curso com 100% de empregabilidade e inúmeras saídas profissionais em hospitais públicos e privados, centros de saúde, clínicas, centros desportivos, indústria farmacêutica, empresas de electromedicina, empresas de saúde ocupacional, entre outras.

 

OSTEOPATIA

A Osteopatia é baseada no princípio de que o bem-estar depende do bom funcionamento de todos os sistemas. Atua essencialmente ao nível do sistema neuro-músculo-esquelético, abordando o doente de uma forma global e centrando-se nas causas e não apenas nos sintomas que este apresenta. A ESSCVP-Lisboa oferece inúmeros locais de estágio, entre os quais a recentemente inaugurada Clínica Académica, com instalações de excelência para a prática dos estudantes de Licenciatura.

 

PODOLOGIA

A Podologia forma profissionais de saúde que atuam ao nível da prevenção, diagnóstico e tratamento das patologias do pé em diferentes contextos profissionais: Podologia pediátrica, geriátrica, desportiva, cirúrgica, preventiva/comunitária e pé de risco. A Licenciatura da ESSCVP-Lisboa, inovadora no país e a única desta área na região de Lisboa, beneficia também da Clínica Académica na qual os estudantes, em regime de estágio com supervisão dos professores, fazem atendimento em consultas, realizam diagnósticos, tratamentos e até rastreios à comunidade. 

 

CANDIDATURAS 2023/2024

A 1.ª fase de candidaturas pelo regime geral encontra-se a decorrer entre os dias 17 e 28 de julho e a 2.ª fase entre os dias 16 de agosto e 1 de setembro. Consulta todas as informações sobre o acesso à ESSCVP-Lisboa aqui e apresenta a tua candidatura no portal de candidaturas online aqui

 

O FUTURO DA SAÚDE NAS TUAS MÃOS.