Aprende a usar todas as funcionalidades do nosso site!

4 dezembro 2023

Olá máquina! Passaste por uma das nossas sessões de Acesso ao Ensino Superior e ouviste falar do site mais maravilhoso do mundo, não foi? Ou então, algum amigo falou-te de nós. De qualquer uma das formas, bem-vind@! Agora, podes estar um bocadinho perdid@ pois não estás a conseguir aguentar com tanta beleza ao mesmo tempo! Não te preocupes - neste artigo vamos fazer-te um roteiro de tudo o que podes fazer neste site para pesquisares toda a informação que precisas sobre Ensino Superior!

1. Registo

Primeira coisa a fazer é registares-te! Fazer um registo no nosso site é a coisa mais simples do mundo - é só preencheres o formulário com alguns dados, incluindo o teu e-mail e número de telemóvel, e a partir de agora, além de teres acesso às várias funcionalidades que te vamos mostrar neste artigo, ainda vais poder receber diretamente no teu e-mail todas as informações em tempo útil de todo o processo de Acesso ao Ensino Superior! Não vais precisar de te preocupar mais com prazos que a malta está cá para te avisar!

2. Calculadora da Média

Depois, podes e deves completar o teu perfil ao utilizar a nossa incrível Calculadora da Média! Basta ires ao teu perfil no canto superior direito e clicares em "CALCULAR MÉDIA". Colocas as notas das tuas disciplinas de a 0 a 20 e as notas dos exames de 0 a 200 e vais obter a tua Nota de Candidatura! Se ainda não tiveres concluído todas as disciplinas ou feito os exames que queres, coloca para já uma previsão. Se gostavas de saber como foi feito este cálculo automático, podes consultar este artigo.

Calculadora da Média - Inspiring Future

É essencial utilizares a calculadora, pois este sistema vai dar-nos imenso jeito mais tarde. Já lá vamos!

3. Barra de Pesquisa

Mal entraste no site, reparaste na enorme barra de pesquisa logo na página inicial? Esta barra de pesquisa é o que nós chamamos: Google do Ensino Superior! Podes pesquisar aqui qualquer coisa relacionada com o Ensino Superior, como por exemplo: curso, distrito, área, instituição, provas de ingresso, bolsas de estudo, inscrição nos exames... o que quiseres! Como resultado terás acesso a vários artigos e notícias relacionados com a temática que inseriste. 

Artigos e Notícias - Inspiring Future

Caso pesquises algo relacionado com uma determinada área do conhecimento, um certo distrito ou mesmo uma instituição, por baixo dos artigos e notícias que surgirem, vais encontrar uma pesquisa filtrada de cursos que fazem parte da nossa extensa listagem de cursos que contém TODOS os cursos que existem em Portugal. Vamos lá explorá-la!

4. Listagem de Cursos

Se quiseres aceder à listagem completa, basta clicares no menu em "CURSOS" e "LICENCIATURAS" e assim acedes a uma página que contém todas as licenciaturas que existem em Portugal! Sim, todas as mais de 2000 licenciaturas. Também podes clicar em "CTESP" para acederes a uma listagem de cursos técnicos superiores profissionais ou em "STUDY ABROAD" para veres várias opções para estudares no estrangeiro!

Listagem de Cursos (Licenciaturas) - Inspiring Future

Logo à esquerda, podes começar por filtrar para a área que mais te interessa. Podes selecionar entre as áreas de: ciências e engenharias, saúde e desporto, ciências sociais, artes ou gestão e economia.

Em frente a cada curso vais encontrar várias informações, tais como

- O nome do curso e a instituição que o leciona;
- O tipo de instituição: se é pública, privada ou concordatária;
- O número de vagas;
- E as notas de último colocado de 1ª e 2ª fase.

Reparaste que as notas de último colocado aparecem com cores diferentes? Isso é porque a tua nota de candidatura está a ser diretamente comparada com todas as notas de último colocado da listagem. Consoante essa comparação é atribuída uma cor que representa o grau de probabilidade de entrares no curso - pode aparecer a vermelho, amarelo, ou verde. Agora, o que significa cada uma das cores? Isto funciona como um semáforo!



Verde - Está favorável! A tua nota de candidatura está 1 valor ou mais acima da nota de último colocado. 
Amarelo - Tem cuidado! A tua nota de candidatura está entre 0,1 e 0,9 valores acima da nota de último colocado. 
Vermelho - Ui... a tua nota de candidatura está abaixo da nota de último colocado.

O teu objetivo será ter tudo a verde, que assim estás mais confortável com as tuas escolhas!


Voltando às informações que podes ver, também encontras algumas observações que são representadas pelas bolinhas pretas ou vermelhas:

- Ponderações atribuídas a provas de ingresso e média do secundário para formular a nota de candidatura;
- Provas de ingresso necessárias;
- Pré-requisitos exigidos.



Apesar das observações ficarem para último, estas são muito importantes! Repara que se a bolinha do PI (provas de ingresso) aparecer a vermelho, é porque não tens o exame necessário ou não tens a nota miníma! 

A terceira bolinha dos pré-requisitos (representada por PR), pode ou não aparecer, dependendo se são exigididos pré-requisitos para aquele curso. Tens uma bolinha a dizer PR e não sabes o que são Pré-Requisitos? Então lê este artigo

Caso queiras guardar algum curso para veres mais tarde, não precisas de utilizar os favoritos do browser! Podes simplesmente clicar na estrelinha à direita para o guardares diretamente no teu perfil.



5. Páginas de Instituições/Cursos

Achas que ficava por aqui? Claro que não! Agora, podes clicar em cima de qualquer curso e vais parar a uma página onde vais obter mais informações sobre a instituição e o curso.

Na parte superior da página, vais encontrar informação sobre a instituição: uma breve apresentação escrita, imagens e vídeos. Além disso, ainda podes:

- Descarregar brochuras;
- Encontrar as redes sociais da instituição;
- Recolher os seus contactos diretos;
- Agendar visitas guiadas à instituição ou video-chamadas com os representantes.

Mais abaixo, vais encontrar informação especifíca sobre o curso em que clicaste.

Do lado esquerdo, tens várias informações que já apareceram antes, para recapitulares, nomeadamente:

- Notas de último colocado, dos 3 anos anteriores, tanto de 1ª, como de 2ª fase;
- Provas de ingresso necessárias;
- E ponderação atribuída às provas de ingresso e média de secundário para formular a nota de candidatura.

Mas existem aqui algumas novidades. Como por exemplo, as notas minímas de candidatura e notas minímas de provas de ingresso. Ou seja, no minimo precisas de ter aqueles valores para te poderes candidatar. Além disso, também poderás encontrar o número de vagas ocupadas no ano passado.

Por último, tens a preferência regional. Este retângulo apenas aparece nos cursos que têm preferência regional - trata-se de um benefício dado pelas instituições de Ensino Superior a alguns candidatos com prioridade no acesso a determinados cursos, com base no seu local de residência. Se quiseres aceder a mais informações, este artigo é para ti!

Do lado direito, vais encontrar, primeiramente, uma breve descrição do curso e um vídeo. Se clicares nos retângulos por cima, podes ainda consultar o plano de estudos (todas as cadeiras que vais ter em cada ano) e as saídas profissionais (que profissões podes exercer no final do curso).

Caso tenhas alguma dúvida que não pode esperar, podes sempre utilizar o balãozinho vermelho no canto inferior direito para entrar em contacto direto com um representante da instituição!



Parabéns! Já sabes utilizar o site do Inspiring Future de cima a baixo! Agora sim, tens todas as armas prontas para seres um craque do Ensino Superior e tomares a melhor decisão possível!