Queres fazer um intercâmbio gratuito nos Estados Unidos da América?

Redator com Futuro
12 fevereiro 2023

Queres fazer um intercâmbio nos Estados Unidos de graça e ter contacto com pessoas de mais de 50 países diferentes? Então, continua a ler este artigo!

A Embaixada dos Estados Unidos da América em Portugal acabou de abrir as candidaturas para o Benjamin Franklin Transatlantic Fellowship (BFTF) 2023. A data limite é 15/02.

 

O BFTF é um programa intensivo e - atenção! - gratuito de intercâmbio de curto prazo, organizado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos da América (o equivalente ao Ministério dos Negócios Estrangeiros, em Portugal) e pela embaixada americana em Portugal, que visa a construção de fortes vínculos entre 45 jovens europeus (1 por cada país europeu) e 10 americanos, entre os 16 e os 18 anos de idade, durante 1 mês. Ressalto que todos os participantes estão isentos de despesas (visto, viagens, alojamento, refeições, entre outros custos) - ou seja, não tens de pagar um cêntimo!

Ter tido a oportunidade de representar Portugal neste no programa, no ano passado, foi uma tremenda honra para mim!

Este programa consiste num conjunto de aulas, seminários e apresentações na Purdue University (Indiana) que abordam temas diversos relacionados à Diplomacia e às Relações Internacionais (e.g., papel dos media na democracia, analise constitucional, terrorismo). A esta componente académica, soma-se a componente cultural, composta por atividades de serviço comunitário, visitas a locais históricos e, até, uma estadia com uma hostfamily americana, com vista a promover a troca cultural.

Foi-me, ainda, possível visitar várias cidades e estados americanos. Pude, desse modo, observar, por um lado, um “mundo” e uma realidade que antes não havia visto e, por outro, ver a imensa complexidade e diversidade que compõem os EUA. Foram muitas as impressões em lugares distintos, desde ter estado, inicialmente, na pequena cidade de West Lafayette – onde fica a Purdue University (local onde começa o programa) – até visitar cidades como Chicago, Filadélfia e Washington, D.C.

Nesta última cidade, além de ter visitado monumentos e órgãos governativos como o Congresso, a Casa Branca e próprio Departamento de Estado, fiquei hospedado, em conjunto com o restante do grupo, na Georgetown University – uma das melhores universidades na área das Relações Internacionais e Diplomacia e um lugar que jamais havia pensado em estar tão cedo!

Além desse feito, fiz também amizades com pessoas de nacionalidades com as quais nunca me havia cruzado e que me fizeram conhecer e viver histórias que me continuam a marcar. Por exemplo, já alguma vez conheceste algum montenegrino ou georgiano? Pois bem, eu nunca tinha conhecido nenhum antes do BFTF! Ainda hoje mantenho contacto com esses e outros amigos que fiz e, deixa-me dizer-te, é algo que se ganha para a vida!

Outra coisa que vais ganhar ao participar do BFTF, é a pertença ao grupo de alumni (ex- alunos/bolseiros) do Departamento de Estado para toda a vida! Este grupo é exclusivo para ex-bolseiros do Departamento de Estado e dar-te-á acesso a outras iniciativas excelentes!

Este é, efetivamente, um intercâmbio único que te irá despertar uma sede incessante de conhecer e explorar o mundo. Porém, é sabido que cada viagem e experiência significante acarreta sempre um grau de desconforto e nesta situação não é diferente. “Devo-me candidatar a um intercâmbio num outro continente?”; “Será que há alguma chance de ser selecionado?”. Estas são algumas das dúvidas que, pessoalmente, não me ocorreram, mas que te podem estar a passar pela cabeça neste momento. E isso é completamente normal e natural. Agora, deixa-me dizer-te que - cá vai uma daquelas frases prontas - se não saíres da tua zona de conforto nunca saberás responder. Por isso, entre candidatares-te ou não, o melhor é fazê-lo porque sais sempre a ganhar - nem que seja com o conhecimento que ganhas ao preparar a candidatura.

Sucintamente, através do Benjamin Franklin Transatlantic Fellowship pude, por um lado, verificar o quão sui generis os Estados Unidos são, em todas as suas vertentes, e, por outro, adquirir novos conhecimentos e levar amizades para a vida!

Se tens entre os 16 e os 18 anos e te interessas por diplomacia e relações internacionais, não percas tempo e candidata-te!

Link para candidaturas: https://pt.usembassy.gov/2023-benjamin-franklin-transatlantic-fellowship/