Sentes-te perdido? Descobre os 9 aliados que a FCCN tem para ti!

23 novembro 2022

A vida de um estudante nem sempre é fácil. São muitos os estímulos que nos podem distanciar do foco mais importante: acabar o curso (e, se possível) com distinção!

O tempo livre; a vontade de estar presente em todo o lado; as pessoas novas; as dezenas de entregas de trabalhos; a pressão da família; as decisões do futuro; a incerteza do que vem a seguir… É muita informação que nos baralha.

Para além de te superares a ti mesmo em cada unidade curricular, lembra-te de retirar o maior número de experiências destes anos e vive-os com intensidade. Quando damos por nós, já está feito, terminado e a nossa vida de estudante reduz-se apenas a memórias.

As novas gerações representam milhares de sonhos e planos e cabe aos estudantes mostrar que têm competências e que não querem ser subestimados. Que as vossas ambições têm o tamanho do mundo e que querem estar no topo da inovação.

  • Concordas com os últimos parágrafos? Então continua a ler porque temos a solução para (alguns) destes problemas:

Queremos acelerar a conetividade e facilitar o teu percurso académico e, para isso, desenvolvemos serviços tecnológicos que nunca te deixam sozinho. Estamos lá desde o primeiro momento: fomos pioneiros na implementação da Internet e agora queremos estar ao teu lado no arranque deste ano letivo.

Provavelmente já utilizaste os nossos serviços, mas não nos conheces. Quem Somos?

A FCCN é a Unidade de Computação Nacional da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Disponibilizamos conectividade de alta velocidade à Internet e serviços digitais que facilitam o Ensino e a Investigação em Portugal.

Neste momento, mais de seiscentos mil alunos, investigadores e funcionários utilizam a nossa rede nacional de educação, todos os dias. Mantemos a nossa Missão: dinamizar a comunidade académica e científica, através dos serviços TI que oferecemos.

Queres marcar a diferença no teu curso e colocar a tua Universidade nos primeiros lugares da inovação? Então segue estes passos:

  • Sê tu o porta-voz e reúne com os teus Professores
  • Testa se as seguintes plataformas já estão disponíveis & prontas a serem utilizadas, no vosso Campus.
  • O que temos para ti?

Eduroam

É o Wi-Fi em grande escala, permanente e seguro em todo mundo. Acede com o Login da tua Instituição de Ensino e, para qualquer Campus que vás (em Portugal ou no estrangeiro), estás sempre online!

Educast

Grava e assiste às tuas aulas, eventos, seminários e workshops preferidos. Podes ver mais tarde a qualquer hora e em qualquer lugar.

Filesender

Transferências à tua medida: envia 100gb de documentos até 100 destinatários.

Com o Filesender podes partilhar de forma segura: informação, apontamentos e trabalhos com os teus colegas & professores!

NAU

Enriquece o teu currículo com cursos online. Estão à distância de um click e podes aprender a partir de qualquer lugar. Já não tens desculpas, evolui na tua formação!

Arquivo.pt

Descobre que informação está arquivada na Internet e acede a páginas da Web preservadas desde 1996. 80% desta informação desaparece 1 ano após a sua publicação e fica inacessível. Aqui encontras esses registos e garantes uma pesquisa de alta-qualidade.

b-On

A tua biblioteca do conhecimento online. Acede a artigos científicos e ebooks publicados em editoras internacionais. Começa hoje a tua investigação!

Colibri

Longe mas perto! Faz videoconferências até 300 participantes e marca presença nos teus eventos digitais. Desde uma simples reunião, à realização de trabalhos de grupo, ou à transmissão de aulas, workshops ou webinars, o Colibri assegura que, estejas onde estiveres, estás sempre por perto.

Estúdio

3, 2, 1 - Ação!

Com 3 câmaras de vídeo em 4K e material profissional Broadcast, já podes dar vida às tuas ideias.

O Estúdio garante a produção de conteúdos audiovisuais de alta qualidade e oferece à comunidade utilizadora da rede RCTS um espaço com equipamento avançado para a produção de conteúdos multimédia de cariz educativo, científico, cultural ou artístico.

RCAAP

A fonte de informação! Esta plataforma vai enriquecer a tua investigação com documentos de repositórios científicos portugueses, de acesso aberto. Pesquisa por palavras-chave e encontra os registos que procuras.

O RCAAP visa armazenar, preservar e promover o acesso ao conhecimento científico produzido em Portugal.


Vamos agora ver se apanhaste tudo:

Liga-te ao Eduroam e partilha ficheiros com os teus colegas e professores no FileSender. Mostra-lhes conteúdos arquivados na Internet desde a década de 90 com o Arquivo.pt e grava as reações e aulas com o Educast.

Enriquece o teu currículo com os cursos profissionais NAU e marca uma reunião via Colibri com o teu professor orientador para começares já hoje a tua investigação! Faz a tua pesquisa através da b-On e do RCAAP. Quando tiveres tudo pronto, dá liberdade às tuas ideias e produz o teu projeto final com o Estúdio!

Desenvolvemos estes serviços para ti.

Para além de servir as Comunidades Académicas portuguesas e responder às suas necessidades, o nosso objetivo é potenciar a autonomia, a responsabilidade, o espírito crítico e a criatividade dos estudantes.

Dá liberdade ao conhecimento e vai a www.fccn.pt/estudantes para saberes como aceder junto da tua Universidade. Não fiques para trás!

 

Nós somos a Tecnologia. E tu, o conhecimento.

@fccnpt

#FCCN #TecnologiaParaOConhecimento #Ciência #Digital