8 passos para deixares de ser profissional da procrastinação

Editor Inspiring Future
6 janeiro 2023
Olá. Tudo bem? Claro que sim - estás aqui no nosso site, bem aconchegad@. Provavelmente tens alguma tarefa para ir fazer mas preferes estar a navegar no Instagram, até que encontraste este artigo. E fizeste muito bem! Porque agora vais aprender a lutar contra a terrível vontade de ficar a fazer absolutamente 0. Estás preparad@ para os oito passos? Se calhar são muitos de uma vez (quase mais do que aqueles para deixar de ser viciad@ naqueles líquidos que normalmente se bem à noite).
 

 

1. Pensa numa recompensa para quando terminares a tua tarefa

 

Isto é como se se tratasse de um jogo: tens de ir desbloqueando níveis. Queres ir ao cinema ou jogar computador ou sair à noite mas tens um teste ou trabalho para entregar. O raciocínio é o seguinte: Só posso fazer aquilo que quero depois de terminar com a minha obrigação. Então vais estar motivad@ para fazeres o trabalho/estudo, pois a sua conclusão significa PLAY TIME. A isto soma-se também a sensação de dever cumprido, que só por si só, por vezes, funciona como uma recompensa!

 

2. Faz um calendário e escreve os prazos importantes

 

Sabes como é que o surfista Garret McNamara surfou a maior onda do mundo? Ao traçar o seu plano de ação numa folha. Parece simples? Experimenta, então. Nós aqui na Inspiring Future também temos calendários onde apontamos o que é importante, que consultamos diariamente. Caso contrário, vais ignorar o que tens de fazer e entrar na espiral da procrastinação e acredita: TU NÃO QUERES ENTRAR NA ESPIRAL DA PROCRASTINAÇÃO! O que um bom plano de ação ou simplesmente uma agenda te permite fazer é gerir a importância dos trabalhos e definir prioridades.

 

3. Faz as tarefas mais difíceis o mais cedo possível

 

A estratégia por detrás deste passo prende-se com a energia que temos ao longo do dia, e que se vai esgotando à medida que o dia termina. Assim, é aconselhável fazeres as tarefas que requerem mais predisposição e ânimo mais cedo, quando tens mais energia. Desta forma, também te vais libertar dessa tarefa mais cedo, o que significa que acabas por ter mais liberdade.

 

4. Deixa tempo livre para imprevistos

 

Não definas um calendário com tudo contado ao milímetro, nem querias fazer tudo no mesmo dia porque é muito provável que surjam imprevistos. Desta forma, tens sempre espaço de manobra para o que possa acontecer apesar de não estar previsto e acabas por não comprometer o trabalho que tinhas agendado.

 

5. Analisa frequentemente a forma como gastaste o teu tempo

 

Caso estejas ou não a ter êxito, faz sentido olhares para trás e analisares como o teu tempo foi gasto. Quanto demoraste em determinada tarefa e quais foram as que te requereram mais dedicação são alguns dos indicadores que podes apurar. Desta forma, podes também identificar o que foi tempo bem e mal gasto e eliminar as coisas que basicamente te impediram de progredir.
 

6. Trabalha num sítio sem distrações

 

Este é um dos pontos-chave. Já aqui falamos muito sobre a importância de nos afastarmos das redes sociais para podermos concentrar-nos no que estamos a fazer. Isto acontece-nos a todos - até eu já fui ao Instagram ver uns gatinhos. Ninguém é infalível e a pressão que isso exerce sobre nós é tremenda (só nós entendemos estes problemas de primeiro mundo, não é?). Então, gradualmente temos de ir menos ao Instagram e ao TikTok enquanto estamos a trabalhar. Relembra-te do primeiro passo: essa pode ser a tua recompensa. Além disso, cada vez que abres outra página acabas por perder - além do tempo que estiveste noutro sitio - a tua concentração e recuperá-la pode ser mais complicado do que parece.
 

7. Arranja um parceiro de trabalho

 

Para os leitores assíduos deste belo site, este passo também não é novidade e voltamos a reforçar que se trabalha melhor quando temos alguém a motivar-nos para fazer o que, afinal, queremos mesmo fazer. Porque é disso que se trata este artigo: arranjar forma de fazer o que temos de fazer e como querermos fazer aquilo que nos parece uma obrigação. Porque, repara, temos sempre escolha e essas escolhas depois têm consequências. Podes não entregar aquele trabalho. Podes não estudar. Podes também não ter dinheiro para te divertires e fazer aquilo de que gostas. Vá, liga ao teu melhor amig@ e comecem a trabalhar em sintonia!
 

8. Procura o equilíbrio na vida - estudos, família, amigos, diversão

 

Não é propósito deste texto dizer-te que tens de só trabalhar, até porque nós trabalhamos para nos divertirmos e há ainda quem tenha a vantagem de fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Portanto, naquele passo da calendarização e da agenda, não a faças em que estás 20 dias sem falar com os teus pais ou amigos. Há (quase) sempre tempo para tudo - tens de o saber gerir, com as ferramentas que aqui te vamos dando para seres um melhor profissional e, no fundo, uma pessoa mais feliz!