7 truques para gerires melhor o teu tempo!

Gestora Estratégica de Comunicação - Inspiring Future
5 novembro 2023

Queres melhorar as tuas capacidades de gestão de tempo? Então estás no sítio certo! Reunimos aqui 7 truques que te vão dar muito jeito.

Ora espreita:

 

1. Ter um espaço de trabalho arrumado, organizado e limpo 🧼

Este primeiro truque é a base de todos os outros. Se não definires uma hora por semana para arrumar, organizar e limpar o teu espaço, todos os dias terás de organizar a secretária para poderes estudar, tirar a roupa de cima da cama para te poderes deitar e assim sucessivamente, o que é, no mínimo, chato e desmotivante!

O truque aqui é definires um bloco de tempo semanal para deixares tudo em ordem e depois manter essa ordem ao longo da semana. Desta forma, acabas por ficar com muito mais tempo livre para desempenhares outras funções. Excelente, não é? Então toca a aplicar!

 

2. Engolir o sapo maior e mais feio primeiro 🐸

Quando temos uma lista de tarefas a executar, é frequente começarmos pelas mais fáceis e rápidas, mesmo que não sejam as mais urgentes e importantes. Fazemo-lo porque é a opção mais confortável para nós, mas será essa a melhor opção? Talvez não...

Se começarmos por engolir o sapo maior e mais feio primeiro, isto é, começarmos por executar a tarefa que exige de nós mais tempo e dedicação, quando a concluirmos, sentiremos que somos capazes de tudo! Afinal, se conseguimos ultrapassar o maior desafio do dia, todos os outros serão agora peanuts, quando comparados com o primeiro, certo? Experimenta aplicar este truque e depois diz-nos como correu!

 

3. Definir blocos de tempo ⏱

Uma outra estratégia que pode funcionar muito bem é a dos blocos de tempo! Na segunda-feira tiras uma hora para organizar a tua semana. Olhas para o teu horário escolar, para o teu horário das atividades extracurriculares e para as tarefas que já sabes que vais ter de fazer.

Com base nesta informação, recorres a uma aplicação como o Google Calendar ou o Notion e marcas os blocos de tempo em que vais estar em aulas, os blocos de tempo em que vais estar em atividades extracurriculares... De seguida, basta olhares para os espaços que ficaram livres e identificares o tempo que vais dedicar a fazer os trabalhos de casa ou a estudar para determinadas disciplinas.  

👉 Como é que isto te pode ajudar?

Vai ajudar-te a focar numa atividade de cada vez, o que te tornará, incrivelmente, mais produtiv@! É normal achares que consegues fazer várias coisas ao mesmo tempo, mas a verdade é que, embora consigas, chegas ao final do dia muito mais cansad@ e desgastad@ o que, a longo prazo, não te vai ajudar nada!

 

4. Recorrer ao método pomodoro ⏰

Aliada ao truque número 3, surge a prática do pomodoro, um método de trabalho focado, que consiste em alternar blocos de 25 minutos de atenção, com intervalos de 5 minutos. No fundo, marcas 25 minutos num temporizador e, durante esse período de tempo, só estudas. De seguida, podes fazer uma pausa de 5 minutos, para depois retomares o estudo por mais 25 minutos e assim sucessivamente...

Para te ajudar nesta missão de manter o foco ao longo de, pelo menos 25 minutos, sugerimos que desatives as notificações do teu telemóvel ou que o mantenhas distante de ti. Caso contrário, vais acabar por ceder à tentação de ir às redes sociais.

 

5. Não deixar tudo para a última 🏃🏻

Também achas que és mais produtiv@ ao final da tarde/noite? Será que és mesmo ou passas o dia a procrastinar e depois, com o cair da noite, não tens mais escapatória possível?

Procura identificar qual é o período do dia em que, habitualmente, te sentes com mais energia e depois tenta rentabilizar esse intervalo de tempo ao máximo! Se conseguirmos respeitar o nosso ritmo, torna-se tudo muito mais fácil de gerir. 

 

6. Aprender a lidar com a frustração 🥲

Quanto à nossa amiga procrastinação que, muitas vezes, dá lugar à frustração, claro que o ideal é conseguirmos realizar as nossas tarefas com consistência, ao longo do tempo. Porém, para mantermos essa consistência, não nos podemos cobrar demasiado de cada vez que cedemos à procrastinação.

Está tudo ok em falhar de vez em quando, não somos super-heróis! O mais importante é termos a capacidade de retomar às nossas tarefas, o mais rapidamente possível.

 

7. Saber quando parar ✋

Saber gerir o tempo é saber aproveitar cada hora do nosso dia, ao máximo, mas também é saber quando é necessário parar para descansar!

Já pensaste que, por vezes, insistimos em desempenhar uma determinada tarefa, mesmo quando já só nos estamos a arrastar, e que, se optássemos por descansar e fazê-la mais tarde, demoraríamos apenas metade do tempo?

A verdade é que, não só não somos super-heróis, como também não somos máquinas! Como tal, para mantermos os níveis de produtividade em altas, é muito importante respeitarmos o nosso tempo de recuperação. Faz-te sentido?

 

Agora que já conheces os 7 truques, há alguma outra dica que costumes aplicar e que gostasses de partilhar connosco? Se sim, envia-nos por mensagem aqui! 😊