6 Universidades Portuguesas posicionadas entre as melhores do mundo!

Redatora com Futuro
22 setembro 2022

Ao longo do percurso académico, todos nós já ouvimos falar em rankings nacionais e internacionais, que posicionam as escolas consoante a nota atribuída, após avaliação por múltiplos critérios. Entre os Rankings utilizados encontra-se o Ranking de Xangai, pelo que te vou apresentar.

É o mais antigo e um dos mais prestigiados rankings do mundo, considerado não só o precursor do ranking universitário global como também, o mais confiável. Baseia-se em indicadores de produtividade científica e qualidade da investigação, utilizando diferentes indicadores recolhidos de bases de dados reconhecidas internacionalmente.

Em termos de critérios é possível distinguir 6 indicadores:

  • O número de ex-alunos e funcionários que ganharam Prêmios Nobel e Medalhas de Campos;
  • O número de pesquisadores altamente citados selecionados pela Clarivate;
  • O número de artigos publicados em revistas de Natureza e Ciência;
  • O número de artigos indexados no Índice de Citação científica;
  • O Índice de Citação de Ciências Sociais na Web da Ciência;
  • O desempenho per capita de uma universidade.

É com esta história e com estes critérios, que nos habituaram a uma publicação anual do top das universidades mundiais e a verdade é que juntos conseguimos colocar 6 universidades portuguesas entre as melhores do mundo!

Ou seja, o Ranking de Xangai avalia cerca de 2500 instituições e 1000 entram para o ranking, onde com um olhar nacional distinguimos a Universidade de Lisboa e a Universidade do Porto entre as 201.ª e 300.ª melhores do mundo, seguidas da  Universidade de Aveiro e Universidade do Minho, entre as 401º e 500 melhores, terminando o top 6 a Universidade Nova de Lisboa e a Universidade de Coimbra entre os 501.º e 600.º lugares.

Em termos históricos, estes resultados apesar de ser uma motivação e um reflexo do trabalho e empenho de todos nós estudantes, a verdade é que já tivemos mais acima na tabela no ano de 2020, em que o 1º lugar das instituições portuguesas se posicionava entre o 151.º e o 200.º lugar. Mas nem tudo é negativo, em 2019, a Universidade de Aveiro tinha descido cerca de 200 lugares, saindo do top-500. Contudo, o trabalho tem sido feito e desde então a universidade conseguiu estabilizar o resultado e voltar a subir à sua posição habitual entre as 500 melhores do mundo!

A nível mundial, é importante destacar que não sendo novidade, a Universidade de Harvard ficou em 1º lugar pelo vigésimo ano consecutivo.  Em termos do top 3, este ano temos uma alteração ao que se mantinha desde 2017. O primeiro e o segundo lugar da Universidade de  Harvard e da Universidade de Stanford  mantém-se, mas a surpresa é a saída da  Universidade de Cambridge do 3º lugar, passando assim para 4º, subindo ao top 3 do maior ranking mundial o Instituto de Tecnologia de Massachusetts!

Se ficaste curios@ sobre os rankings e queres saber mais, consulta este artigo!