6 técnicas para conseguires que as pessoas te prestem atenção (parte 2)

Editor Inspiring Future
9 maio 2019

Se és daquelas que falam, falam, falam mas não dizem nada (isto é um sketch dos Gato Fedorento, uma referência que faz sentido para quem conhece este grupo humorístico que marcou a década de 00 - podes ver aquio clipe.) então é normal as pessoas não quererem saber do que estás a desabafar. Porém, se por outro lado achas que tens uma mensagem importante para passar mas que há demasiadas distrações à tua volta, lê a primeira parte das técnicas que te vamos apresentar.

Apresenta conceitos importantes por escrito

Repara nesta informação dramática: Regra geral, os teus interlocutores lembram-se apenas de 25 por cento daquilo que dizes. [emoji de boca aberta com as mãos ao lado da cara] E agora??! Como é que se lida com esta informação? Depende; e como não conseguimos prever todas as situações, vamos abordar aqui a mais fundamental - se queres captar a atenção do público, numa apresentação oral, por exemplo, escreve ou apresenta sob a forma de escrita, os conceitos mais importantes para as pessoas se recordarem. Daí que apresentações Power Point bem feitas serem importantes.

 

Tem atenção à tua linguagem corporal

 
Há uma cena importante, que como licenciado em jornalismo tive de aprender e nunca mais esqueci: Tudo é comunicação. O facto de estares aqui a ler isto estás a comunicar, tal como nós também estamos. Pode parecer estranho por que ao passo que nós escrevemos - algo claramente comunicativo - vocês estão apenas a ler. Será? Não. Estão a mostrar que há um interesse, uma vontade ou alguma inclinação em perceber a mensagem. Isso é comunicar. 
Posto isto, tens de perceber se a tua postura está correta, se transmites interesse ou estás a espetar alta seca no pessoal. Cabe-te a ti porque também tens de saber despertar o interesse do público.
 

Vai directo ao assunto!

 
A não ser que estejas a tentar pedir um carro aos teus pais e precisas de conversas mansas para os convenceres, deves ir logo ao importante e deixar o acessório para depois. Isto não significa entrar a matar ou dar só informação dramática sem contexto. O que queremos aqui alertar é para não estares a fazer voltas à rotunda, até porque isso significa que já tens carro. 😉