6 razões para estudares no Politécnico de Viseu!

Hoje nós, o Politécnico de Viseu, vimos apresentar-te 6 razões para cá estudares!

1. O Instituto Politécnico de Viseu (IPV) é uma instituição de ensino superior moderna e dinâmica com espaço para todos: Em Viseu, “a melhor cidade para estudar” e em Lamego, cidade histórica a trilhar o caminho para a contemporaneidade, o IPV oferece-te, no conjunto destas duas urbes, cinco escolas superiores, onde impera o rigor, a transparência, a qualidade do ensino e de aprendizagem.

 

2. A oferta formativa das cinco Escolas Superiores do IPV está disponível em vários ciclos de estudo: CTeSP, Licenciaturas, Mestrados, Pós-Graduações e Pós-Licenciaturas.

A oferta formativa diversificada, conjugada com uma estratégia de parcerias com o tecido empresarial, educativo, cultural e social, proporciona aos seus diplomados uma rápida inserção na vida ativa e, ao mesmo tempo, contribui para o desenvolvimento e progresso da região e do país.

 

3. Os Serviços de Ação Social do Politécnico de Viseu (SAS/IPV) contribuem para assegurar a igualdade de oportunidades de acesso e de sucesso académico aos estudantes que ingressam nas Escolas do IPV, procurando proporcionar condições que permitam diminuir as desigualdades económicas e sociais.

No âmbito das suas competências estes Serviços concedem apoios diretos e indiretos e prestam serviços num contexto de formação integral dos estudantes:

  • Apoio financeiro através de bolsas de estudo e bolsas de colaboradores;
  • Fundo de emergência;
  • Loja Social;
  • Alimentação com várias opções de serviços;
  • Alojamento (ou complemento à bolsa para alojamento);
  • Acompanhamento psicológico;
  • Serviços de Saúde;
  • Protocolos de parcerias.

 

4. No intuito de promover o bem-estar dos estudantes, o IPV disponibiliza acesso gratuito a cuidados de saúde (https://www.ipv.pt/sas/), através de consultas de medicina geral, de apoio psicológico e de psiquiatria, por profissionais especializados. Uma medida benéfica pela proximidade, economia de tempo e de garantia de acesso a serviços de saúde essenciais.

 

5. Atividade dos Centros de Investigação: o IPV tem como objetivos a qualificação de alto nível, a produção e difusão do conhecimento, bem como a formação cultural, artística, tecnológica e científica dos seus estudantes, num quadro de referência internacional. Valoriza a atividade de docentes, investigadores e não docentes, estimula a formação intelectual e profissional dos seus estudantes e assegura condições para que todos os cidadãos devidamente habilitados possam ter acesso ao ensino superior e à aprendizagem ao longo da vida. Neste momento, as principais unidades de investigação em atividade são as seguintes:

  • CISeD Centro de Investigação em Serviços Digitais
  • Ci&DEI Centro de Estudos em Educação e Inovação
  • UICISA: E Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem
  • CERNAS Centro de Estudos de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade

6. Sendo missão relevante promover e desenvolver a prática regular de atividade física e desportiva, em contexto escolar e académico, de todos os elementos da sua comunidade, o IPV disponibiliza várias estruturas desportivas no Campus Politécnico. Encontra-se em fase de projeto a requalificação do piso dos campos de ténis, a requalificação do piso do recinto polidesportivo, a requalificação da zona envolvente ao lago e a construção de campo de padel.

 

 

Faz o teu caminho connosco! Juntos, construímos o futuro!