As 6 razões por que estudar no estrangeiro é a solução para ti!

30 março 2021

Andas às voltas com a tua média? Não sabes o que estudar para o ano? Aqui estão 6 razões por que estudar no estrangeiro é a solução para ti!

 

 

Entre exames nacionais, contas à média e decisões importantes sobre o teu futuro, a verdade é que o 12º ano pode ser um período stressante. Boas notícias! A Information Planet está aqui para te ajudar e dar-te uma nova possibilidade: estudar no estrangeiro! Somos uma agência educativa especializada em orientar os estudantes para o ensino superior no estrangeiro e 7.000 jovens, como tu, já “voaram connosco” até ao curso dos seus sonhos.

Fazer o ensino superior lá fora é uma experiência única que te permite estudar nas melhores universidades e sistemas de ensino do mundo, saíres da tua zona de conforto, teres acesso a mais oportunidades e conquistares a tua independência.  

É provável que já tenhas ouvido muitas coisas sobre estudar no estrangeiro. Ao longo do tempo, várias ideias pré-concebidas sobre o assunto foram surgindo e é possível que nem tenhas considerado esta opção. Vamos desmistificar algumas destas ideias e explicar-te como elas são também as razões por que estudar no estrangeiro pode ser a solução para ti.

 

#1 É preciso ter uma média alta para estudar no estrangeiro. Falso!

Há opções para todo o tipo de médias e existem até formas de acesso mais vantajosas. Sabias que é possível entrar em medicina na Europa através de um exame de admissão?

Uma média alta é sempre uma vantagem porque quanto maior for, mais opções de cursos tens disponíveis. No entanto, uma média mais baixa não te impede de estudar no estrangeiro porque, ao contrário de Portugal, a média não é o único fator decisivo para entrares numa licenciatura. A média final do secundário tem importância, mas são ainda contabilizados outros critérios como as cartas de motivação e recomendação, CV e atividades extracurriculares. E mais… não precisas dos exames nacionais para entrar numa universidade no estrangeiro.

 

#2 É preciso ter muito dinheiro para estudar no estrangeiro. Falso!

 

Qualquer curso superior está associado a um investimento, seja em Portugal ou no estrangeiro. Mas existem opções para todo o tipo de bolsas. Há países em que é possível estudar com propinas gratuitas como a Dinamarca e Países Nórdicos (Suécia, Noruega e Finlândia) ou com propinas económicas como os Países Baixos. Já imaginaste estudar nas melhores universidades do mundo tendo esta vantagem?

Claro que terás outros custos (alojamento, alimentação, transportes) e o investimento vai sempre depender do país, cidade e universidade que escolheres. Além disso, o ensino no estrangeiro tem uma carga horária mais reduzida e é pensado para que os estudantes possam conciliar os estudos com um part-time e assim obter um rendimento que lhes permita suportar as despesas.

 

Sabias que?

Na Dinamarca, caso estudes e trabalhes, para além do salário recebes ainda um subsídio extra do governo dinamarquês. E nos Países Baixos, as tuas propinas são reduzidas a metade no 1º ano de licenciatura.

 

#3 Os cursos no estrangeiro são muito mais difíceis. Falso!

 

O ensino no estrangeiro é diferente do português, mas não significa que seja mais difícil! É um ensino mais prático, com cursos orientados para o mercado de trabalho e uma carga horária mais reduzida. Estes são alguns dos aspetos que os nossos estudantes mais valorizam na sua experiência no estrangeiro porque terminam o curso completamente preparados para o mercado profissional.



#4 Só pessoas com um perfil específico podem estudar no estrangeiro. Falso!

Há lugar para todos, dos mais reservados aos mais extrovertidos! Claro, é importante que vás com uma mente aberta pois facilita a tua adaptação. Vais fazer uma grande mudança, sair da tua zona de conforto e, inevitavelmente, terás desafios diferentes, mas vais também juntar-te a uma comunidade de estudantes internacionais que estão no mesmo “barco” que tu e na qual te podes apoiar.

 

Sabias que?

Antes da tua ida, a Information Planet organiza sessões e dá-te a conhecer outros estudantes portugueses que vão para o mesmo destino que tu.

 

 

#5 Só quem é excelente em inglês pode estudar no estrangeiro. Falso!

Os cursos são lecionados em inglês, logo é exigida alguma fluência no idioma. Este é um requisito avaliado pelas universidades estrangeiras, seja através da tua nota de inglês do secundário ou de um exame de proficiência. Mas isto não significa que tenhas de ser um às. Uma coisa podes ter a certeza: podes não ir um pró, mas certamente voltas um!

 

#6 O processo burocrático de ir estudar para o estrangeiro é muito complicado. Verdade!


Sim, é. O segredo é teres o apoio de uma agência educativa como a Information Planet! Tratar deste tipo de processos é o nosso dia-a-dia. Tratamos de tudo por ti e garantimos que as tuas candidaturas tenham sucesso. Fazemos consultoria na escolha do melhor curso e país para ti (de acordo com o teu perfil, notas e preferências), realizamos as candidaturas, recolhemos, traduzimos e certificamos toda a documentação necessária, oferecemos coaching para entrevistas de acesso e exames de inglês, e muito mais.

 

Agora que sabes mais sobre estudar no estrangeiro, queres partir à aventura com a Information Planet? Fica a conhecer os nossos destinos mais procurados:

Dinamarca e Países Nórdicos: Propinas Gratuitas e Subsídios Adicionais (aplicável à Dinamarca)

Países Baixos: Propinas Económicas e redução de 50% do valor das propinas no 1º ano de licenciatura

Medicina: Entrada através de exames de admissão em Portugal para universidades na República Checa, Eslováquia, Lituânia, Hungria e Itália. Na Letónia é possível entrar com as notas de Química ou Biologia.

Reino Unido: Entrada nas melhores universidades do mundo. Sistema de ensino de excelência.

Trabalhamos também com outros destinos como Irlanda, EUA e muitos mais.

 

Estudar no estrangeiro é uma decisão importante e desafiante, mas a experiência é única e a Information Planet está aqui para te dar toda a orientação. Lembra-te que independentemente da tua média, há uma opção para ti. Diz-nos a tua média, o curso dos teus sonhos e vamos encontrar uma opção para ti!

Marca uma reunião gratuita connosco e fica a par de todas as tuas possibilidades!

 

Website: www.informationplanet.pt

Instagram: https://www.instagram.com/informationplanetpt/