6 fatores que te vão ajudar a decidir o curso certo

19 janeiro 2023

És uma pessoa que gosta de tudo e mais alguma coisa ou então que não gosta de absolutamente nada? Independentemente do tipo de pessoa que sejas, se estás neste artigo é porque estás a ter dificuldade em decidir o curso certo para ti! 

É normal sentires essa dificuldade. De facto, existem muitas áreas e imensos cursos e, sejamos realistas... somos tão jovens e já temos de decidir o que queremos ser! Sim, não, mais ou menos... O que importa nesta fase é que tenhas a certeza que escolhes o melhor curso possível para ti, com consciença e rigor! 

Mas, antes de chegares até aí, vamos partilhar contigo os fatores principais que deves ter em consideração quando estás a escolher um curso no ensino superior, seja para CTESP, Licenciatura, curso de formação profissional ou até para estudar no estrangeiro.

ATENÇÃO: Os fatores não estão ordenadores por ordem de importância, pois isso já depende da importância que cada um de nós lhes atribui!


1. Condições de Acesso

Vai ser necessário perceberes quais são as condições que precisas de reunir para ingressares no curso! Quanto a este assunto, deves questionar-te sobre o seguinte:

Quais são os exames que preciso de realizar? Para te preparares atempadamente, inscreveres-te neles e conseguires as melhoras notas possível para utilizares como provas de ingresso.

O que curso exige pré-requisitos? Se sim, o que são? O que tenho de fazer? Podes saber mais neste artigo. 

Qual foi a Nota de Último Colocado nos últimos anos? Trata-se da nota da última pessoa que entrou no curso num respetivo ano. Convém saberes a evolução destas notas ao longo dos últimos anos para perceberes em que patamar a tua nota de candidatura se situa. Utiliza a nossa Calculadora da Média para saberes qual é a tua! 

Quais são as notas mínimas necessárias? No caso das Licenciaturas, tens sempre notas mínimas de provas de ingresso. os outros casos, pode ou não existir. Ou seja, caso exista, precisas de ter no mínimo aquelas notas para te poderes candidatar! 

Qual é o processo de candidatura? Vais precisar de recolher documentos e tratar de vários processos, dependendo do curso que vais querer tirar. Caso vás para uma licenciatura no público, fica atent@ ao Calendário Nacional de Acesso. Caso vás para um CTESP, fica atent@ aos sites das instituições!


2. Plano de Estudos

Sabias que existem imensos cursos com o mesmo nome? Claro que sabias. O que podes não saber é que não é por terem o mesmo nome que são iguais!

Consulta sempre o plano de estudos, disciplina a disciplina, para perceberes se vais estudar o ramo certo da área que estás a pesquisar! Neste mesmo plano encontras todas as disciplinas divididas por semestre, o conteúdo das mesmas e, por vezes, podes até já saber quem vão ser os professores e conhecer os seus backgrounds.


3. Saídas Profissionais

Com perspetiva futura, mas também super importante para o presente, deves ter conhecimento das profissões ou cargos que poderás exercer quando concluíres este curso.

Se quiseres, podes até já dar um salto maior e perceber se existem muitas ou poucas oportunidades de trabalho nessa mesma profissão. Umas pesquisas no google e falar com familiares, amigos ou conhecidos que já estejam nessa mesma profissão será uma grande ajuda!


4. Localização

"Eu quero é estudar perto de casa!" Será que isso será mesmo o ideal para ti?

Pensa no seguinte: existindo tanta oferta formativa de qualidade espalhada por Portugal, deves só restringir-te à tua área de residência? O curso ideal para ti, tanto pode estar ao lado da tua porta, como pode estar no outro canto do país. 

De qualquer forma, é importante sempre ter a localização em conta. Caso tenhas de mudar de cidade, vais precisar de tratar de alojamento e transportes - são processos que também terás de tratar com tempo para garantires as melhores condições para ti!

Mesmo que estudes no mesmo distrito onde moras, também poderás precisar de perceber qual será a melhor opção de transporte para ti.


5. Atividades Extracurriculares

Porque a vida não deve ser só ir às aulas, fazer os exames e voltar para casa! O Ensino Superior proporciona-te um grande leque de oportunidades para desenvolveres as competências que aprendes em sala de aula, em contextos práticos e reais. 

Existem várias atividades que podes conjugar com as aulas, e muitas delas até te permitem ganhar experiência para colocares no teu currículo mais tarde! 



6. Testemunhos de Estudantes

Nada melhor do que conhecer a experiência das pessoas que estão na posição onde queremos estar! Na internet tens imensos testemunhos de estudantes, seja por escrito, em vídeo ou até mesmo em podcast

Além de estudantes, fala com qualquer outra pessoa que já tenha estado no ensino superior e esteja agora no mercado de trabalho. Qualquer ajuda é sempre bem-vinda.

 

Agora que já sabes o que deves considerar, sentes-te mais esclarecid@? Aproveito para te deixar uma dica de amigo... podes encontrar tudo isto aqui mesmo em inspiring.future.pt! Se não sabias disso, a tua próxima leitura será este artigo que te faz um roteiro completo sobre tudo o que podes encontrar por aqui e as várias ferramentas que temos para te ajudar nesta viagem do Acesso ao Ensino Superior!