5 Segredos para seres mais proativ@!

Gestora Estratégica de Comunicação - Inspiring Future
23 outubro 2023

Se o tema é a proatividade, torna-se indispensável começar por definir o que é, afinal, a proatividade.

 

Vamos então recorrer a um exemplo para nos ajudar nesta missão: Quando o teu pai ou a tua mãe vão às compras, é costume chamarem-te para os ajudares a arrumar os produtos nas prateleiras? Nesse caso, uma forma de seres proativ@ é não esperares que te chamem. Em vez disso, podes tomar a iniciativa de ir ter com eles, oferecendo-te para ajudar! 🤝

 

Com base neste exemplo, já é possível perceberes que ser proativ@ é ter esta capacidade de antecipar cenários e de revelar o espírito de iniciativa necessário para intervir nos momentos certos!

 

Tudo ok até aqui? Estás preparad@ para desvendar os 5 segredos que se escondem por detrás da proatividade? 🤔

 

 

🟡 Fazer o básico bem feito

Se ser proativ@ é ter a capacidade de antecipar o que é pedido, o ideal é começar por fazer o mínimo bem feito!

Para isso sugerimos que:

👉 Definas um plano estratégico, com base nos teus objetivos a curto e longo prazo;

👉 Depois basta pensares em pequenas ações, simples, que possas executar, diariamente, para alcançar esses mesmos objetivos.

Assim garantes que fazes o básico bem feito e, depois sim, podes pensar em ir mais além, antecipando os pedidos de quem te rodeia!

Para te sentires mais motivad@ a implementar esta estratégia na tua vida, podes sempre recorrer a check lists ou grelhas de controlo de resultados. Todos sabemos que é muito satisfatório riscar tarefas da check list ou ver uma grelha cheia de “bolinhas verdes”.

 

 

🟡 Ter o bloco de notas sempre à mão

Quantas vezes tiveste uma ideia brilhante a meio do banho, mas depois nunca mais te lembraste dela?

A verdade é que estamos, constantemente, a pensar e, por causa disso, é mais do que normal que nos surjam várias ideias ao longo do dia! Quando isso acontece, temos 1 de 3 opções:

A) Acreditar que nos vamos lembrar da ideia mais tarde. Algo que, muito provavelmente, não vai acontecer;

B) Ficar a repetir a ideia na nossa cabeça, com receio de nos esquecermos dela. O que, ainda assim, pode vir a acontecer;

C) Apontar logo a ideia e libertarmos o nosso cérebro para pensar noutras coisas.

Qual achas ser a melhor opção?

Se optares pela resposta C, será mais fácil semeares a proatividade na tua vida. Afinal, permite-te garantir que não desperdiças boas ideias e que ficas com mais “energia” disponível para desenvolveres o teu espírito de iniciativa! Incrível, não é?

Então já sabes, tira nota de todas as tuas ideias. Nunca se sabe, se uma delas te pode vir a tornar milionári@!

 

 

🟡 Aplicar o método “olhos de lince”

Por vezes estamos tão distraíd@s no nosso dia-a-dia, seja nas redes sociais, seja a jogar Playstation, que não reparamos que alguém está ali, mesmo ao nosso lado, a precisar da nossa ajuda.

Por vezes, estamos tão distraíd@s, que nem reparamos numa boa oportunidade que está ali, diante dos nossos olhos, e acabamos por a deixar escapar.

Em cada um destes cenários, as distrações acabam por ter um impacto negativo na nossa proatividade, pelo que seria bom, se conseguíssemos estar, cada vez mais atent@s, ao tempo que lhes dedicamos. Concordas?

 

 

🟡 Treinar o desconforto

O espírito de iniciativa, associado à proatividade, também nos pode ajudar a ter a coragem de sair da nossa zona da zona de conforto.

Ser proativ@ é ter a coragem de:

👉 Procurares a informação que precisas junto das outras pessoas, ao invés de te limitares a ficar “acanhad@” no teu canto;

👉 E desenvolveres novas competências, através da participação em experiências novas.

Como é que podes fazer tudo isto?

Treinando o desconforto, isto é, colocando em prática, antes mesmo que os teus pensamentos ou medos te impeçam de avançar!

 

 

🟡 Cuidar do teu maior ativo

Parece que chegámos ao último segredo, que apesar de parecer clichê, é um dos mais importantes: para poderes ser proativ@, é preciso teres a sabedoria de cuidar do teu maior ativo, que és tu!

Para poderes ser proativ@, o teu bem-estar tem de estar no topo da tua lista de prioridades. Como tal, será necessário teres uma boa rotina de sono e uma alimentação saudável.

De nada vale gastares todas as tuas fichas de proatividade numa semana, se acabares arrasad@ na semana seguinte, certo? Tal como todas as outras skills, esta é uma skill que se treina e o treino implica tempo e consistência!

 

Agora que já conheces os 5 segredos para seres mais proativ@, resta-nos dar-te um conselho: não confundas proatividade com permissão para seres inoportun@. Por muito que a tua intenção seja boa, se a outra pessoa não estiver disponível para receber o teu espírito de iniciativa, é importante que saibas respeitar o seu espaço, ok?

 

No fundo, é tudo uma questão de equilíbrio! À medida que fores experimentando, verás que se torna bem mais fácil. 💪

 

Gostaste deste conteúdo? Segue-nos aqui para teres acesso a todos os nossos artigos. 😉