5 Razões porque escolhi a Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa

Parceiros Inspiring Future
1 maio 2023

Por: Constança Rydin, aluna do 1º ano

A Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa é a mais recente Faculdade de Medicina em Portugal, fundada em 2021. O Mestrado Integrado em Medicina apresenta diversas características diferenciadoras e hoje vou-te falar sobre as 5 que me fizeram tomar esta decisão:

 

Lecionado em inglês

O nosso curso é totalmente lecionado em inglês, o que proporciona um ambiente multicultural e facilita a prática clínica a nível internacional.

 

Problem-Based Learning

A razão mais chamativa, a meu ver, é o Problem Based Learning (PBL). Este método de ensino inovador é utilizado internacionalmente, nomeadamente pela Universidade de Maastricht, um dos parceiros da Católica. O PBL é uma forma de estar no lugar do “condutor” relativamente à tua educação. Em grupos pequenos (normalmente 12 pessoas), juntamente com um tutor, lemos casos clínicos, e em seguida discutimo-los e orientamos os nossos objetivos de aprendizagem.

 

Currículo diferenciador

O nosso currículo está organizado por módulos. Assim, em vez de termos disciplinas como anatomia, fisiologia ou histologia, por exemplo, do coração, tudo em cadeiras diferentes e de forma separada, estudamos todas estas áreas de forma integrada. Pegando no exemplo do coração, iriamos estudar todas estas unidades curriculares no bloco designado ao sistema cardiovascular, o que facilita o entendimento das diferentes matérias e de como elas se interrelacionam.

 

Componente Prática desde o 1º ano

O nosso curso começa com a sua componente prática logo no primeiro ano. Primeiramente, temos o SkillsLab, em que consiste em ensinar e praticar numerosas competências médicas, que no futuro serão importantes na prática clínica. Estas aulas também são realizadas em pequenos grupos, o que permite ao tutor ter uma relação mais próxima connosco e facilita, tanto a explicação do conteúdo como dos erros ou dúvidas que possamos ter.

Mais ainda, existe o CORE. O CORE permite-nos adquirir competências essenciais, tal como obter a história clínica completa e corretamente, realizar exames físicos e, na minha opinião o mais importante, aprender a interagir corretamente com o paciente, e assim, desenvolver competências interpessoais.

Temos ainda o ResearchLab, onde podemos praticar a parte da investigação laboratorial e clínica e o AnatomyLab, onde praticamos a parte da dissecação.

 

Ensino personalizado

Como já referi, as nossas aulas de PBL são dadas em turmas pequenas, o que possibilita uma relação de proximidade com os Professores, onde todos temos a oportunidade de participar e esclarecer as suas dúvidas. Quando chegar à parte das rotações clínicas e estágios, serão dois estudantes por médico, o que sei que vai facilitar bastante a minha aprendizagem.

 

Por todos estes motivos, hoje posso dizer que a Católica foi, definitivamente para mim, a escolha certa. Se estás a pensar estudar medicina, vem conhecer-nos! Poderás marcar uma visita com um dos nossos embaixadores: https://fm.ucp.pt/pt-pt/estudantes-embaixadores.