5 razões por que estudar no estrangeiro é melhor do que imaginas

24 janeiro 2023

Estudar no estrangeiro é um objetivo de muitos jovens que procuram uma experiência diferenteexplorar novos lugares, conhecer outras culturas, adquirir uma perspetiva global do mundo e frequentar as melhores universidades.


Há excelentes razões para estudar lá fora, mas também é natural que existam algumas dúvidas sobre se este é o passo certo para o que procuras. Boas notícias! A Information Planet ajuda-te com todas estas questões – somos especialistas em orientar e tratar de processos para quem quer estudar no estrangeiro. Em Portugal, já ajudámos mais de 10.000 estudantes!
 

Estudar no estrangeiro pode ser ainda melhor do que imaginas. Queres saber porquê? Vê as 5 razões abaixo e a explicação das mesmas:


1 – A média não é o único fator que decide a tua entrada num curso
2 – Há cursos para todas as médias e para todas as áreas de estudo
3 – Podes estudar com propinas gratuitas ou económicas
4 – O ensino é mais prático e orientado para o mercado de trabalho
5 – Podes candidatar-te estando ainda no 12º ano

 

1. A média não é o único fator que decide a tua entrada num curso

Ao contrário de Portugal, a média não é o único fator decisivo na tua entrada no ensino superior. Para as universidades estrangeiras, és mais do que a tua média. Claro, o resultado do secundário tem importância, mas são ainda contabilizados outros critérios como o teu perfil, as tuas ambições, os teus hobbies, atividades extracurriculares, conquistas ou outras experiências que tenhas tido.

Uma média alta é sempre uma vantagem porque quanto maior for, mais opções de cursos tens à tua escolha. No entanto, uma média mais baixa não te impede de estudar no estrangeiro.



2. Há cursos para todas as médias e para todas as áreas de estudo

Estudar no estrangeiro é ter acesso a uma oferta quase infindável de cursos, mesmo em áreas muito específicas ou até para quem pretenda juntar dois temas numa só licenciatura. A Information Planet é a agência educativa em Portugal que trabalha com mais destinos – são mais de 20 países - e, em todos eles, candidatamos para todas as universidades. 

Por haver tanta oferta, é fácil encontrar opções de acordo com o que procuras, mesmo quando a tua média do secundário não é tão alta como gostarias. Isto aumenta muito a probabilidade de entrares no curso dos teus sonhos.

Há opções para todo o tipo de médias e, em alguns casos, até formas de acesso mais vantajosas: sabias que é possível estudar medicina na Europa através de um exame de admissão?

 

3. Podes estudar com propinas gratuitas ou económicas

Qualquer curso superior está associado a um investimento, seja em Portugal ou no estrangeiro. Mas existem opções para todo o tipo de carteiras. Há países em que é possível estudar com propinas gratuitas como a Dinamarca e Países Nórdicos (Suécia, Noruega e Finlândia), ou com propinas económicas como os Países Baixos (com 50% de desconto no 1º ano de licenciatura) ou Irlanda. Já imaginaste estudar nas melhores universidades do mundo tendo esta vantagem?

 

4. O ensino é mais prático e orientado para o mercado de trabalho

O ensino no estrangeiro é muito diferente do português: é mais prático, interativo, com cursos orientados para o mercado de trabalho, uma carga horária mais reduzida e, em alguns casos, tens estágios incluídos. Isto permite-te ter acesso privilegiado a muitas oportunidades e concluir o teu curso completamente preparado para o mercado profissional. Em muitos casos, terminas a tua licenciatura estando já integrado na indústria. 

 

5. Podes candidatar-te estando ainda no 12º ano

Ao contrário de Portugal, os prazos de candidatura para uma universidade estrangeira terminam mais cedo e, nesse sentido, permitem que te candidates estando ainda a concluir o teu 12º ano. Isto significa que no 2º ou 3º período podes já saber em que universidade entraste!

Uma parte da oferta de licenciaturas termina as candidaturas em janeiro (para entrada em setembro), o que significa que, se considerares estudar no estrangeiro, deves começar a tratar do teu processo com alguma antecedência.

 

E mais uma razão extra 😉 - Uma candidatura ao estrangeiro é complicada, mas há quem trate de tudo por ti!

O processo de ir estudar para o estrangeiro é muito complexo, chato e o mais pequeno erro pode ser a diferença entre seres ou não aceite numa universidade. 

O segredo é teres o apoio de uma agência educativa como a Information Planet! Este é o nosso dia-a-dia, tratamos de tudo por ti. Ajudamos-te na escolha dos melhores cursos e países para ti (de acordo com o teu perfil, notas e preferências), realizamos as candidaturas, traduzimos e certificamos toda a documentação necessária, oferecemos coaching para entrevistas de acesso e exames de inglês, organizamos várias sessões informativas e de preparação ao longo do ano, colocamos-te em contacto com estudantes que vão para o mesmo destino e outros que já lá estão, e muito mais.
Estudar no estrangeiro é uma experiência única, mas também sabemos que é uma decisão importante e desafiante. A Information Planet está aqui para te dar toda a orientação necessária. Lembra-te: independentemente da tua média, há uma opção para ti. Diz-nos a tua média, o curso dos teus sonhos e vamos encontrar o teu destino de estudo ideal. Marca uma reunião gratuita connosco e fica a par de todas as tuas possibilidades!

Website: http://www.informationplanet.pt/
Instagram: https://www.instagram.com/informationplanetpt/