5 grandes ajudas para todos os indecisos

2 janeiro 2023

Ainda em janeiro, acabad@s de entrar em 2023 e já só pensas noutra entrada: a no Ensino Superior! Mas... espera - há um problema? Não fazes a mínima ideia de que curso queres seguir?

Tentas aligeirar a situação quando os teus amigos falam de cursos e de faculdades, mas, na verdade, estás a entrar em pânico ao ver os segundos a contar e as folhas do calendário a cair, e tu não fazes ideia do que queres fazer no próximo ano letivo. Gostas de demasiadas áreas, imaginas-te a fazer várias coisas, achas que te vais dar bem em qualquer universidade, e tudo isso ainda te deixa mais confuso.

 

1. Espelho meu, espelho meu

Antes de qualquer outra coisa é muito importante conheceres-te bem, definires bem aquilo que gostas. Imaginas-te, ou não, naquele curso? Gostavas de trabalhar nessa área? Definir os teus interesses e os teus objectivos e já meio caminho andado para a tua decisão. Não te esqueças de gerir bem o dilema interior entre o teu lado “emocional” e o teu lado “racional”.

 

2. Go and search for it

Pesquisa muito. Explora ao máximo a nossa base de dados de universidades/cursos (o nosso “Google de cursos”), informa-te sobre as universidades, analisa o plano de estudos, visita as faculdades...tudo pode ajudar a sentires-te mais decidido. Quando deres por ti, já vais conseguir seleccionar as tuas preferências.

 

3. Avalia os prós e contras

Debate com a tua família, com os teus amigos, com colegas que já estejam no ensino superior. Visitar algumas faculdades, por exemplo, nos seus dias abertos é uma excelente oportunidade para contactares directamente com estudantes que te podem ajudar e transmitir a sua própria experiência.

 

4. Quando for grande quero ser...

Analisa também as possíveis saídas profissionais de cada curso. Bem sabemos que os tempos que correm não estão fáceis, e que ao olhares alguns cursos vais pensar “então e depois? O que é que vou fazer com isto?”. Apesar de não ser fácil, é muito importante gostares daquilo que fazes. Se conseguires aliar os teus gostos pessoais a uma carreira de sucesso, então estás num excelente caminho.

 

5. “Só quem está na casa é que sabe”

Não penses demasiado. Seja qual for a decisão que tomares, vais ver que vai correr bem. Como em todos os sítios, há coisas muito boas e menos boas, por isso não adianta sofreres por antecedência. Na faculdade, parafraseando os concorrentes de reality-shows, “só quem lá está é que sabe como é”.