5 filmes que deves ver antes da faculdade

Redatora com Futuro
20 setembro 2022

Agora que se aproxima a reta final e que não tarda estás a experienciar o teu primeiro dia no ensino superior, nada é melhor do que preparares-te para essa nova etapa da tua vida. 

Achamos que é importante sugerir-te outras formas de preparação, nomeadamente em filmes. Estes não são documentários enfadonhos sem qualquer interesse para ti, mas sim filmes que abordam temas acerca dos quais muitas vezes não se fala ou que não nos parecem relevantes e é importante que estejas informado sobre estes assuntos.

 

1. As Serviçais

As Serviçais passa-se nos anos 60, aquando o Movimento dos Direitos Civis, época em que as crianças brancas eram confiadas a empregadas negras, mas estas nem sequer podiam utilizar a casa-de-banho dentro da casa dos seus patrões. Este filme conta a história de uma rapariga, Skeeter, que acabou de voltar a casa, em Jackson, no Mississippi, após concluir a universidade, e se revolta com aquilo que se passa.

Assim, Skeeter começa a reunir-se em segredo com várias serviçais negras para juntar as suas histórias num livro que denuncia o racismo que havia naquela época. As Serviçais é um filme que mostra a importância de não discriminarmos as pessoas com base na sua raça e que todos nós merecemos as mesmas oportunidades.

2. O Caso Spotlight 

O Caso Spotlight é um filme inspirado em factos verídicos, cuja história é sobre uma equipa de jornalistas do “Boston Globe” que, em 2001, começa a investigar um caso em que vários padres da Igreja Católica são acusados de abusos sexuais a crianças da comunidade. Ao investigarem o caso mais a fundo, os jornalistas dão-se conta que este tipo de crime tem vindo a ser encoberto por membros de alta hierarquia política e religiosa em Boston desde há muito tempo, empenhando-se ainda mais em descobrir a verdade e tornar públicas todas as situações que ocorreram.

O Caso Spotlight realça a importância de denunciarmos os crimes hediondos cometidos por pessoas que abusam do seu poder e de não nos contentarmos em viver na ignorância. Foi-lhe atribuído o Óscar de Melhor Filme em 2016.

 

3. Uma Verdade Inconveniente

Uma Verdade Inconveniente é um documentário que teve origem na campanha de Al Gore para educar os cidadãos acerca do aquecimento global. 

As palestras que Al Gore dava tiveram tanto sucesso que acabaram por realizar este documentário para conseguir chegar a um maior número de pessoas e difundir informação acerca das mudanças climáticas, tendo como objetivo explicar que mudar alguns atos nos nossos hábitos diários pode criar um grande impacto. 

 

4. A Lista de Schindler 

A Segunda Guerra Mundial deu origem a muitos filmes, sendo A Lista de Schindler um deles. Esta história e inspirada em factos verídicos e conta a história de um empresário alemão que salvou mais de mil judeus da morte e dos campos de concentração ao arranjar-lhes emprego na sua fábrica.

A Lista de Schindler ganhou também o Óscar de Melhor Filme em 1994. A época retratada neste filme foi traumática e é natural que a vontade para o ver seja pouca, mas é importante estarmos informados sobre aquilo que aconteceu no passado para não cometermos os mesmos erros.

 

5. Um Sonho Possível

Este último filme conta a história de Michael Oher, um jovem negro filho duma mãe viciada que não tinha onde morar. Michael é adotado pela família rica dum colega de escola, quando a mãe deste o encontra na rua à procura de sítio para dormir. Esta família dá-lhe o apoio e condições que ele precisa para descobrir o seu verdadeiro potencial na escola e no futebol americano, tornando-se mais tarde numa estrela.

Um Sonho Possível incentiva as pessoas a serem bondosas para com os outros, mesmo que isso não lhes traga qualquer benefício. Muitas crianças nascem em famílias que não lhes permitem ter uma boa vida e devem ser ajudadas, pois merecem uma oportunidade de fazer algo bom com o seu futuro.

 

Normalmente, os filmes estão associados a entretenimento, mas a verdade é que não servem só para passarmos uma boa tarde. Muitos filmes são uma lição de vida, sendo os cinco aqui recomendados exemplo disso mesmo.