4 formas de usar o telemóvel para aprender

Redatora com Futuro
9 maio 2019

É certo e sabido que os telemóveis são uma grande distração, se não a maior, quando estás a tentar concentrar-te no estudo. São cinco minutos no Facebook, mais cinco minutos no Instagram, outros cinco minutos a falar com os amigos no WhatsApp, mais uns dez minutos a jogar aquele jogo mesmo fixe… Quando deste por ti, já passou uma hora e ainda não começaste a estudar. Hoje estou aqui para te dar umas dicas sobre como dar a volta a este problema e mostrar-te como podes tornar o teu telemóvel num aliado, principalmente na época de exames.

            Para começar, é importante que, assim que chegar a época de testes e trabalhos, apagues os jogos que tens no telemóvel. É normal que tenhas aqueles períodos de tempo em que não te apetece fazer nada e vais sentir-te tentado a jogar durante um bocado no telemóvel, bocado esse que pode acabar por se tornar em bastante tempo. Limita as tuas possíveis distrações às redes sociais.

            Para além desta prevenção, há também quatro aplicações que podes instalar e que te vão ajudar a ser mais produtivo:

1. Agenda escolar: nesta aplicação podes pôr o teu horário escolar e adicionar outras atividades, como desporto, trabalho, consultas, reuniões de trabalhos de grupo, entre outras coisas, o que te vai ajudar a ter uma visão geral da tua semana e a organizares melhor o teu tempo de estudo. Para além disso, podes também colocar lá as tuas notas a cada disciplina e as tuas presenças para controlares melhor o teu percurso.

2Mathway. A matemática está a dar-te cabo da cabeça? Então esta é a solução para ti. A Mathway é uma aplicação que funciona como um explicador de matemática onde podes tirar dúvidas acerca da resolução de equações ou da simplificação de expressões, mostrando todos os passos necessários para chegar ao resultado final. Também funciona para Álgebra, Trigonometria, Cálculo, Estatística e Química.

3Keep Me Out: esta aplicação bloqueia o teu smartphone durante um período de tempo escolhido por ti para prevenir aqueles momentos em que prometes a ti mesmo que só vais fazer uma pausa de cinco minutos, mas na realidade acabas por voltar ao estudo duas horas depois.

4. Khan Academy: nesta aplicação podes aprender de tudo um pouco, quer seja porque precisas dessa informação para a escola ou porque sentes curiosidade em relação a algum tema. Tens vários tópicos dentro de cada tema e vídeos que te explicam tudo o que precisas de saber.

Todas estas sugestões são importantes não só quando estás no secundário, mas também quando entrares para a universidade. Começa já a preparar estratégias para não te deixares distrair pelo teu telemóvel e quando chegares à universidade vais conseguir concentrar-te muito melhor no estudo.