5 truques que podem ajudar no momento de encontrar casa

Editor Inspiring Future
23 setembro 2022

Agora é que vai! Já estas confiançud@ com a tua nova vida e tens tudo às costas para te mandar para uma nova cidade! Mas está complicado arranjar sítio para descançar o teu precioso cérebro. Por isso, e como não te queremos a viver debaixo da ponte, damos-te umas dicas para ver se esse processo que pode ser moroso, se torna mais fácil.

 

1. Chatear a tua Associação de Estudantes

Se já é final de setembro e ainda continuas a dormir em hosteis ou em casa de amigos está na hora de perderes a vergonha e ires falar com o pessoal da tua Associação de Estudantes porque de certeza que eles vão ajudar-te a encontrar ou recomendar algo. Muitas vezes, as AEs têm uma zona onde os senhorios vão deixar ofertas, portanto não tens nada a perder em ver o que há no mercado. Além disso, tens sempre a garantia de que pelo menos aquelas casas/apartamentos estão perto da faculdade em questão. 

 

2. Procurar como o Orlando: um bocado a pé, outro andando

Esta é a forma mais rudimentar de procurar casa. Basicamente como as pessoas do século passado faziam: chegavam a uma zona onde gostariam de viver e começavam a olhar para as janelas e varandas a ver se havia alguém a anunicar que a casa/quarto/imóvel estava para arrendar ou vender. É a que requer mais trabalho uma vez que implica mexeres-te, mas pode dar bons resultados! Com esta estratégia podes também aperceber-te da distância que existe para os transportes públicos. (Não te esqueças de que o pass sub23 está de volta!)

 

3. Utiliza a tua rede de contactos

Este é o momento em que vais fazer render os contactos que estabeleceste enquanto ainda estavas no secundário. Desde a tua primeiro/a namorado/a até aos amigos do teu irmão ou primo mais velho que conheceste nas últimas férias no Algarve. Todos eles provavelmente conhecem um amigo que tem um amigo que por sua vez tem um colega que tem um quarto livre. 

 

4. Procura por grupos de Facebook

Outra das melhores formas que tens para te informares de potenciais oportunidades ou de pessoas que te podem ajudar a encontrar um quarto são os grupos de facebook. Ali se passam verdadeiras batalhas por quartos e sabemos bem que tens o espírito guerreiro. E acredita: esta é uma batalha que não vais querer perder. Entre pessoas que procuram, há quem esteja também a tentar ajudar. Por exemplo, Uniplaces (usa o nosso promocode "UP15FUTURE" e tens 15% de desconto) tem dezenas de embaixadores (estudantes que a representam no seu campus) distribuídos em grupos de facebook prontos para te ajudar a encontar o quarto/casa próximo da tua futura faculdade.

 

5. Googla na net

Não há nada mais fácil neste mundo do que perguntar ao fiel Google “Onde posso encontrar casas perto da _____ [inserir universidade], por favor?”. Experimenta e, apesar de poder aparecer muita coisa desinteressante, podes ter a sorte de encontrar aquele negócio de que precisas. Cada vez mais as plataformas digitais de arrendamento universitário são a forma mais segura, cómoda e rápida de procurares e encontrares a tua futura casa/quarto. Uma delas é a Uniplaces.

 

Caso preenchas os requisitos, podes candidatar-te a morar numa residência universitária. Para isso, deves deslocar-te ao gabinete de Ação Social da tua Instituição de Ensino Superior e perceber aquilo que é necessário. Sabe mais aqui