12 Razões para escolheres Letras!

Universidade de Lisboa
19 julho 2023

Está quase a chegar a hora de tomares uma decisão que vai moldar o teu futuro académico e profissional! Estamos a uma semana da abertura da 1.ª Fase de Acesso ao Ensino Superior e damos-te 12 razões para escolheres a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa para ser a tua próxima casa!

 

#1 Cursos Únicos e personalizáveis

As nossas 17 licenciaturas têm sempre uma componente opcional que podes personalizar de acordo com os teus objectivos!

E se procuras seguir um percurso inteiramente livre, encontras na Faculdade de Letras o único curso em Portugal que te dá essa possibilidade: Estudos Gerais! Com esta licenciatura poderás escolher as disciplinas que queres frequentar em 11 escolas da ULisboa.

Vem explorar novos interesses e expandir os teus conhecimentos em Letras!

 

#2 Tradição e Prestígio

Na Faculdade de Letras há uma simbiose perfeita entre a tradição académica e o prestígio. Ao ingressares nesta instituição, classificada como a melhor Escola de Artes e Humanidades em Portugal, vais juntar-te a uma longa linhagem de estudantes e académicos de destaque que contribuíram para o conhecimento e a cultura ao longo dos anos, como Sophia de Mello Breyner, Jaime Gama, Isabel Capeloa Gil, António Feijó, Ana Bacalhau e muitos outros!

 

#3 Professores altamente qualificados

Os professores de Letras são especialistas nas suas áreas, que trazem consigo um vasto conhecimento e experiência para enriquecer a tua jornada académica. Com 100% de docentes doutorados, terás acesso a profissionais experientes e dedicados que te ajudarão a desenvolver todo o teu potencial.

 

#4 Investigação de Ponta

Nos nossos centros de investigação terás a oportunidade de te envolver em projectos de pesquisa emocionantes e contribuir para o conhecimento na tua área de estudo. Temos dez centros de investigação e quatro cátedras financiadas, o que nos permite estar na vanguarda do pensamento académico. 70% dos nossos centros de investigação foram avaliados com Muito Bom e Excelente pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

 

#5 Recursos Bibliográficos Incomparáveis

A Faculdade de Letras alberga uma das maiores bibliotecas especializadas em Humanidades em Portugal com mais de um milhão de livros, revistas, periódicos e recursos digitais. Neste espaço icónico terás acesso a um ambiente enriquecedor e inspirador para as tuas pesquisas e estudos.

 

#6 Experiência Internacional

Os nossos programas de mobilidade irão proporcionar-te uma experiência de aprendizagem enriquecedora a nível global. Com mais de 300 protocolos de colaboração e intercâmbio com as melhores instituições de ensino superior do mundo, terás um leque diversificado de opções que te irão permitir explorar novas culturas e expandir os teus horizontes.

 

#7 Intercâmbio Cultural

Em Letras irás encontrar uma atmosfera cosmopolita e multicultural alinhada com o ambiente único, estimulante e inspirador de Lisboa! Com 20% dos alunos internacionais, provenientes de mais de 60 nacionalidades diferentes, terás a oportunidade de conhecer e interagir com pessoas de todo o mundo.

 

#8 Programas de estágios

Prepara-te para brilhar no mercado de trabalho com os nossos programas de estágios curriculares e extracurriculares! Tanto a nível nacional como internacional, oferecemos oportunidades que servirão de alicerce para te destacares num ambiente profissional competitivo.

 

#9 Desenvolvimento de competências

Ao estudar Letras, terás a oportunidade de desenvolver as tuas soft skills, como a capacidade de análise crítica, pensamento criativo, comunicação eficaz e competências de pesquisa. Essas competências serão valiosas em qualquer carreira que escolheres seguir!

 

#10 Apoio ao Estudante

Aqui terás sempre apoio ao longo da tua jornada académica! Entre os nossos alunos mais antigos encontrarás tutores para te ajudarem a ter sucesso e aproveitar ao máximo tudo o que Letras tem para te oferecer! Para além disso, os nossos serviços de apoio ao estudante também incluem programas de orientação académica e de carreira, acções de promoção de competências transversais, e sessões de apoio psicopedagógico!

 

# 11 Faz parte da comunidade ULisboa

Seres Letras é juntares-te à maior e mais prestigiada universidade de Portugal: a Universidade de Lisboa. Aqui, a tua jornada académica é envolvida por uma incrível variedade de serviços e oportunidades: Estádio Universitário de Lisboa para a prática desportiva, o Centro Médico, os Serviços de Ação Social, salas de estudo, museus, jardins, residências universitárias e cantinas.

 

#12 – o Dia D

Letras Abre Mundos

Em Letras tens a liberdade de explorar novos interesses e expandir os teus conhecimentos! Escolher Letras significa mergulhar no fascinante mundo da literatura e da cultura, compreender as complexidades do mundo e participar numa variedade de actividades vibrantes que promovem o debate e a trocas de ideias, porque acreditamos que estas oportunidades são momentos de aprendizagem e evolução. Aqui vais encontrar um ambiente inclusivo onde poderás ser tudo o que quiseres!

 

Letras Abre Mundos e tu estás pronto para Abrir o Teu Mundo?

Junta-te à nossa comunidade académica de excelência e aproveita esta oportunidade única para expandir os teus horizontes e descobrir um mundo de possibilidades.

Boa sorte e até Setembro!