9 Dicas para não ires à bancarrota este Natal!

18 dezembro 2023

Ahhhhh o Natal... Broas de mel, sonhos, filhós, a família toda reunida e o “Sozinho em Casa” a passar na televisão pela milésima vez...

Queremos que sejas feliz nas tuas compras de Natal, por isso, reunimos 9 dicas, para que não chegues à Passagem de Ano na bancarrota!  💸

Segue os nossos conselhos e garante um início de ano cheio de saúde financeira! 

 

1. Faz uma lista e cumpre essa lista à risca  ✍🏻

É incrível podermos dar prendas a quem gostamos e tod@s gostamos de ser aquela pessoa que dá os melhores presentes!

No entanto, quando vamos às compras, podemos cair na tentação de comprar coisas para nós também. 

Já para prevenir essa situação, o que te recomendamos é que faças uma lista de quanto queres gastar este ano. De seguida, basta dividires esse valor pelas várias pessoas a quem vais oferecer prendas. Assim, quando estiveres no centro comercial, apenas tens de seguir o teu plano à risca, para garantires que corre tudo bem. 

 

2. Amigo Secreto: o melhor amigo da tua carteira  👜

É altamente provável que já tenhas participado numa dinâmica deste género: um grupo de amig@s junta-se e decidem "à sorte" quem vai dar prendas a quem. Depois basta definirem um teto máximo para o valor da prenda e esperarem que a magia aconteça!

Esta é uma excelente forma de poupares dinheiro. Imagina que tens um grupo de 5 amig@s, em vez de comprares 5 presentes, podes comprar apenas 1. Fantástico, não é?

 

3. Faz-tu-mesmo  💪

Lembras-te que quando tinhas 3 anos, aquela educadora te disse que tinhas imenso jeito para trabalhos manuais? E daquelas aulas de E.V.T, em que passavas horas a fazer esquadrias em todas as folhas?

Chegou o momento: é agora que vais poder colocar as tuas skills à prova e tirar algum proveito disso!

Uma forma barata, mas talvez não muito simples, de poupares dinheiro, é optares por fazeres tu mesm@ as prendas que vais oferecer. Dá largas à tua imaginação e surpreende a tua família e amig@s com os teus dotes!

 

4. Sabes aquele cartão de fidelização que nunca usaste? Está na hora de lhe dares uso  ⏱

Caso ainda não tenhas reparado, os cartões de fidelização oferecem bons descontos e promoções, nas lojas às quais estão associados.

Se fizeste os cartões só porque sim e nunca mais te lembraste de os usar, esta pode ser uma boa altura para te informares dos benefícios que te podem dar. Quem sabe, ainda poupas uns trocos nas prendas de Natal!

 

5. As newsletters são tuas amigas  😍

São muitas as marcas que oferecem descontos aos clientes, quando subscrevem a sua newsletter pela 1ª vez. Visita os sites das lojas em que estás a pensar fazer compras e verifica se te dão acesso a este género de descontos. 

Se tiveres o cuidado de comprar, cada um dos presentes, num website diferente, ainda vais conseguir poupar um bom montante. O que, nesta altura do ano, vem mesmo a calhar!

 

6. Já pensaste em comprar em 2ª mão?  😉

Tod@s adoramos ter coisas novas, brilhantes e cheirosas. Porém, há imensos produtos que podemos comprar, e até mesmo oferecer, em 2ª mão!

O mercado de artigos em 2ª mão está bem estruturado em Portugal. Existem imensos sites que podes explorar (tu sabes quais...). Lá podes encontrar aquela Polaroid que a tua namorada te anda a pedir há meses, por ⅓ do preço que te iria custar uma nova. E qual é a melhor parte de tudo isto? É que tira fotos na mesma e, com o dinheiro que poupas, ainda lhe consegues oferecer mais alguma coisa!

 

7. Faz as compras de Natal antes da altura do “pânico”  🤯

Já experimentaste visitar um centro comercial na semana antes do Natal?

Eis o cenário que vais encontrar: maridos sentados nos sofás das mais conhecidas marcas de roupa, com o olhar fixo no infinito... Crianças a chorar nos corredores das lojas de brinquedos, uma fila de 30 minutos nas livrarias, porque toda a gente quer oferecer um livro de receitas à sua tia... Enfim. É o caos instalado! 

Se optares por fazer as tuas compras com mais antecedência, (já agora, aproveitaste a Black Friday e a Cyber Monday?), podes encontrar bons negócios e, provavelmente, não terás de te sujeitar ao aumento de preços, quando o stock dos produtos começar a escassear!

 

8. Diz que te esqueceste dos presentes em casa e depois compras tudo nos saldos  🤣

Esta é uma jogada arriscada, porque depois tens de ser mais rápid@, que tod@s os outr@s, a comprar as cenas nos saldos! E se o pânico está instalado no pré consoada, ainda mais está, no pós 25 de dezembro. Ainda assim, se confias na tua agilidade, podes sempre dizer à tua família que te esqueceste dos presentes em casa, na escola, na casota do cão... 

No dia 26 acordas cedinho e vais comprar todos os presentes, com mega descontos!

 

9. Não ofereças nada a ninguém  😎

Como já deves ter reparado, deixámos o melhor para o final! O Natal não se deve resumir a uma época de consumismo desenfreado, em que oferecemos presentes só porque sim. Neste Natal, a melhor prenda que podes dar à tua família e aos teus amigos é o teu tempo, atenção e dedicação.

Não há presente que supere um bom momento, passado com alguém especial para nós!