Manual de sobrevivência para a vida académica: 10 dicas que te vão ajudar nesta fase

Redatores Duplamente com Futuro
10 abril 2021

O (grande) passo de ingressar na faculdade tem sempre o seu quê de um sentimento agridoce. Há quem diga que vão ser os melhores anos da tua vida, que vais ter cinco festas por semana e que o importante é teres quem te dê todos os apontamentos de que necessitas para tirares um 10 ‘à rasquinha’. Outros dizem que, para teres sucesso, o essencial é ires a todas as aulas, estudares todos os dias e evitares as festas e os convívios.

Como já estivemos desse lado e sabemos que, muito provavelmente, estás com o modo desespero ativo, viemos descomplicar os teus dias de angústia com um “manual de sobrevivência para a vida académica”. Lê, de seguida, as dez dicas que te vão ajudar a encontrar um equilíbrio nesta nova fase da tua vida.

 

-        Evita faltar às aulas

Já sabemos, começamos com a mais difícil! Percebemos que seja tentador faltar àquela aula chata que tens às 8h da manhã ou que a chuva que cai lá fora seja uma bela justificação para ficares na cama o dia todo. Mas evita faltar às aulas.

É bastante importante acompanhares a matéria e não te perderes naquilo que está a acontecer. O difícil é faltar à primeira aula, porque depois disso vais, quase de certeza, entrar num círculo vicioso, de onde vai ser complicado sair.

 

-        Presta atenção às aulas

Agora que seguiste o conselho de não faltar às aulas, trago-te o conselho de prestar atenção àquilo que os professores dizem.

Compreendemos que seja complicado estar atento durante uma ou duas horas (e às vezes mais), mas é fundamental que o faças para que consigas acompanhar a matéria e tirares os teus próprios apontamentos. Para além disso, se tiveres tudo organizado e se souberes aquilo que está a ser dado nas aulas, vais poupar muito tempo de estudo em casa.

 

-        Não deixes a matéria acumular

E por falar em poupar tempo, não deixes a matéria acumular! É muito importante que estejas sempre em cima do acontecimento e que vás estudando aos poucos. A época de exames consegue ser bastante stressante e, se deixares todo o teu estudo para a véspera, vais arrepender-te. Tenta tirar algumas horas do teu fim-de-semana para organizares a matéria dada nas aulas daquela semana ou para fazeres alguns resumos. Mais à frente vais agradecer-nos por esta dica!

 

-        Utiliza os materiais que os professores disponibilizam

É na faculdade que vais passar a dar uso ao teu e-mail e ao Moodle. Muitos professores disponibilizam vários materiais que te vão ser muito úteis no teu estudo. Desde textos e PowerPoints a exercícios e sugestões de leitura, tudo vai ser uma mais-valia na hora de estudar. Confia em mim: nada do que os professores te enviam é por acaso.

 

-        Organiza-te

A organização é a base de tudo se queres ter um caminho sólido na faculdade. Para além de ser importante organizares-te no teu estudo, é ainda mais importante manteres a tua vida organizada. Vê quais são as tuas prioridades e tenta conciliar aquilo que queres fazer com o tempo que tens disponível.

É fundamental que percebas que há tempo para tudo (ou para quase tudo). Assim, não deixes de descansar, estar com os teus amigos e família ou fazer algo de que gostes. Se te mantiveres organizado, já tens meio caminho feito!

 

-        Conta com os teus colegas

Esta dica é, na minha visão, crucial para um bom percurso na faculdade. Infelizmente, não vamos encontrar bons colegas em qualquer sítio e, por vezes, deparamo-nos com a tal competição que existe em muitos cursos.

No entanto, se tiveres a sorte de encontrares bons colegas e até amigos na tua faculdade, não desperdices essa mais-valia! Conta com eles naquilo em que precisares e dá-lhes também a liberdade de contarem contigo. O curso torna-se mais fácil se nos ajudarmos mutuamente. Lembra-te de que não estás sozinho e de que há muita gente no mesmo barco que tu. Ajuda os outros para que os outros te ajudem a ti também.

 

-        Não te esqueças dos teus objetivos

É provável que em algum momento questiones a tua decisão de ir para a faculdade. Estes anos conseguem ser muito desafiantes e muitas das vezes vais ser posto à prova. Nessas alturas, é importante que te relembres daquilo que te levou a ir para a faculdade. Seja qual for o motivo, não te esqueças dos teus objetivos e luta por eles. Vais sair recompensado!

 

-        Diverte-te e aproveita

Estar na faculdade é também sinónimo de diversão e de novas experiências. Vais entrar num novo mundo e conhecer pessoas e realidades diferentes.

Apesar de serem anos difíceis, não precisam de ser anos monótonos. Aproveita para te divertires, ires às festas e convívios. Nada disso é prejudicial para ti se souberes manter o equilíbrio.

Aproveita também para fazer voluntariado, ires a conferências e trabalhar na tua rede de contactos! Tudo isto são oportunidades para tornar a tua vida académica mais rica e são igualmente ajudas para quando quiseres migrar para o Mercado de Trabalho.

 

-        Não desesperes

Como já dissemos anteriormente, vais ser posto à prova várias vezes ao longo destes anos. É, por isso, fundamental que, nos momentos mais difíceis, saibas manter a calma e não desesperar.

Se estás com dificuldades em passar a alguma cadeira, se te sentes cansado ou desmotivado ou se até pensas em desistir, não desesperes, nem tomes decisões precipitadas. Desabafa com a tua família e amigos e conta com eles para te ajudarem a encarar os problemas com leveza. Não há nada que não possa ser resolvido!

 

-        Não tenhas medo de falhar

E, claro, a melhor dica fica para o fim: não tenhas medo de falhar!

É natural que muita gente coloque em ti expetativas muito elevadas e que acabem por te exigir um pouco mais nesta fase da tua vida. É também normal que não queiras desiludir a tua família, amigos e até a ti próprio. No entanto, lembra-te de que és um ser humano que também erra e falha e está tudo bem com isso.

Vais cair muitas vezes neste teu percurso e vais também duvidar das tuas capacidades. Apesar disso, lembra-te de que só fica no chão quem quer e que o importante não é a forma como cais, mas a forma como te levantas.

 

 

Escrito por: Margarida Rodrigues