Como me preparo para o Ensino Superior?

Redator com Futuro
10 fevereiro 2024

A entrada na universidade é um acontecimento muito importante nas nossas vidas. Não é apenas o reconhecimento de todo o nosso trabalho enquanto estudantes, mas também uma nova e grande responsabilidade, que requer uma preparação adequada.

Se já acompanhas o trabalho do Inspiring Future há algum tempo, sabes que estamos aqui para ti, tanto nos bons, como nos maus momentos. Por isso, preparámos este artigo, no qual podes encontrar várias dicas e truques para planeares as semanas que antecedem o teu primeiro dia de aulas no Ensino Superior.

 

1. Se fores estudante deslocado, planeia com antecedência tudo o que precisas 📄

Se entrares no curso que idealizaste, mas ficares longe de casa, não te preocupes. Nós estaremos cá para te ajudar.

Para que não te esqueças de nada, começa por apontar tudo o que precisas de levar numa folha!

Procura ser o mais eficaz possível. Não vale a pena tentares levar a casa às costas. Leva o que for essencial. Tudo o resto, terás oportunidade de levar mais tarde.

Mais importante ainda, do que apontares todos os itens que precisarás de levar, é organizares a tua despedida. Muitas vezes, torna-se, economicamente inviável, regressar a casa ao longo do semestre, pelo que as saudades vão começar a apertar.

 

2. Não te limites à massa, ao atum e aos bitoques 🍽

Pode parecer um tópico um pouco invulgar, mas é a mais pura das verdades.

Falando por experiência própria, cozinhar foi, muitas vezes, uma missão impossível, pelo que passei, convenientemente, a acreditar que a nova dieta mediterrânica era à base de atum enlatado.

Contudo, devido ao aumento dos preços e à suspeita de que, o atum, é a mais recente tendência no mercado de luxo, decidi começar a diversificar um pouco mais a minha alimentação.

O que te sugiro é que procures novas receitas, práticas, fazíveis e económicas. Ainda vais a tempo de aprender a cozinhar comidas simples e equilibradas, sob o ponto de vista nutricional. Acredita em mim, quando te digo que te vão dar muito jeito nesta nova etapa da tua vida!

 

3. Procura conhecer a tua nova cidade 🗺

Como já referi, os primeiros dias são, essencialmente, de adaptação. O que faz com que, muitas vezes, a solidão seja o teu novo escape à realidade, que desperta dúvidas e ansiedade.  

Combate esta tendência, não te refugies nas quatro paredes do teu quarto. Aproveita os primeiros dias para conheceres a tua nova casa e explorares as ruas da cidade.

Desta forma, não só conseguirás desenvolver um mapa mental, que te ajudará a orientar nesta nova realidade, como também, poderás aproveitar para visitar os monumentos e museus que a nova cidade tiver para te oferecer.

 

4. Nada melhor do que encarar a mudança com naturalidade 😊

A melhor forma de te preparares para esta nova realidade é entrares em processo de aceitação, em vez de negação.

Será difícil nos primeiros dias? Sim. Duvidarás das tuas capacidades? Muitas vezes...

Contudo, estas e outras questões fazem parte do processo e vão ser fundamentais, não só para te ajudarem a crescer, mas também, para te ajudarem a encontrar o teu caminho.

 

5. Por fim, procura divertir-te ao máximo 😎

O que distingue o Ensino Superior do Ensino Secundário, não é apenas o grau de exigência, a carga horária e a responsabilidade que acarreta no futuro, mas também, toda a experiência que irás viver durante o teu percurso académico.

Vais deparar-te com novas emoções, consequências das tuas ações e dilemas, que te colocarão numa situação estranha.

Prepara-te e mentaliza-te que tudo correrá como deverá ser. Não te inibas de fazer determinadas coisas por medo do que possa vir a acontecer.

Aventura-te e vive cada dia, como se fosse o último, porque, no final, tudo se resumirá a boas memórias.